07 outubro 2005

habemus domus

Leitores do ciberespaço. Parece que sempre é verdade o que dizem – "Quem espera sempre alcança". É verdade, tenho finalmente um lugar a que posso chamar de lar. Uma residência de estudantes acabadinha de estrear (a 3 de Outubro) que é do melhor que há. Bellissima! Estou num apartamento com mais 3 tugas. E, desta eu sei que vão ficar orgulhosos, antecipamo-nos ao resto do pessoal todo e pusemos uma bandeira da nossa "terra à beira mar plantada" na janela. Fomos os primeiros a personalizar o apartamento, os espanhóis estão sempre a brincar connosco a dizer que iniciamos uma guerra de patriotismos.
Fui a Fiesole no sábado passado, vi o anfiteatro, as termas romanas e umas quantas igrejinhas. Mas o melhor de tudo é mesmo a vista sobre Firenze, simplesmente brutal… E, aliado a isso a vantagem de quase não ter turistas.
No domingo fui ao aniversário da Sílvia, que está casada com um florentino, o Cosimo, também na periferia da cidade, em Castello, numa villa tipicamente toscana com uns jardins até perder de vista. Estavam lá mais portugueses que italianos. Senti-me mesmo em casa.
Para além disso, finalmente tenho o cartão de estudante e o da cantina. E para a semana parece que há greve, o que me vai permitir tirar uns dias para ir a Siena, Cinque Terre e outras tantas…
Ah, sendo estudante de arquitectura entro de graça nas igrejas e nos museus todos, o que significa que não tenho de esperar cinco horas na fila para ver o David, do Michelangelo ou para entrar nos Uffizzi… Finalmente boas notícias. De qualquer das formas, nas últimas semanas há sempre um dia à noite em que abrem uma igreja e põem guias à disposição. Já vi a de Sta.Croce, onde está o túmulo do Michelangelo, do Dante e do Machiavelli e ontem foi a vez de Sta. Maria Novella. Para a semana é o Duomo. J
Hoje vou ser a cozinheira de serviço em casa do Fausto, um amigo do Gianni, porque já estou farta que eles me chateiem a cabeça por causa do bacalhau. Sai um Bacalhau à Brás para a mesa do canto. Se ouvirem qualquer coisa nas notícias acerca de um incêndio em Firenze já sabem.
Para terminar só quero dizer que há sorrisos que me andam a fazer muita falta. Não preciso de mencionar nomes, vocês sabem que ocupam um cantinho especial no meu coração. Miss u all… vejam lá se fazem as malas e me vêm chatear.

1 comentário:

Anónimo disse...

Olá morcona :P !!!

Conforme combinado, cá vai:

Sto felice per sappere che ti trovi benne, ma anche per sappere che non hai preso fuoco a Firenze. Ti aspetto per essagiare la vera cuccina italiana. Un baccione.